POLíTICA DE PRIVACIDADE

 

V. 1.06

Última atualização 09.02.21
Versão inicial 16.04.20

Agora que você já leu nossos Termos de Uso (se não leu, clique aqui) e já sabe como funciona o nosso aplicativo, precisamos falar sobre nossa Política de Privacidade.

Aqui nós vamos detalhar quais dados iremos coletar a partir do seu cadastro e como usá-los.
 
Para que o aplicativo possa oferecer os Serviços disponíveis de forma adequada, é necessário que tenhamos acesso a determinadas informações sobre os Membros (que poderemos chamar, em conjunto, apenas de “Dados”). 
 
Aqui deixaremos expostas as informações referentes à coleta e processamento de todos os Dados que tratamos (em outras palavras: o que fazemos com os Dados), por isso é muito importante que você leia até o final para nos dizer se você concorda, ou não, em utilizar o aplicativo.
 
1. Alguns conceitos importantes.
 
Como a partir de agora vamos conversar sobre Dados, pra te ajudar a entender, achamos melhor trazer algumas definições sobre os tipos de dados (volte aqui sempre que tiver dúvidas!):
 
Dados pessoais: são aqueles dados ou informações que podem identificar uma pessoa, por exemplo: nome, sobrenome, estado civil, gênero, profissão, e-mail, convicções políticas, religiosas dentre outras; 
 
Dados gerais: todos os demais dados que você possa fornecer em nosso aplicativo tais como comentários, informações, conteúdos que você publica, compartilha, curte etc;
 
Dados Pessoais Sensíveis: São aqueles dados ou informações que identificam ou vinculam sua pessoalidade, opções e características, tais como: convicções políticas, sexuais, religiosas, dados de saúde dentre outros;
 
Dados anonimizados: são aqueles dados que não podem mais identificar seu titular (nem mesmo pela nossa equipe de tecnologia e segurança), ou seja, eles deixam de ser considerados dados pessoais.  
 
Ficou claro? Então vamos seguir! 
 
 
2. Você é médico ou estudante de medicina e possui mais de 18 anos?
 
Nosso aplicativo foi desenvolvido exclusivamente para médicos e estudantes de medicina (Membros) com, no mínimo, 18 anos de idade. Assim, caso você não seja médico ou estudante de medicina, e não seja maior de idade, pedimos para não tentar fazer o cadastro ou nos enviar qualquer informação. 
 
Se por qualquer motivo um Membro não médico ou que não estejam cursando medicina e/ou que não seja maior de idade se registrar no aplicativo, a conta vinculada a esse cadastro será cancelada, sem prejuízo da adoção das medidas cabíveis para apuração da ocorrência de crime de falsidade ideológica, falsa identidade e/ou uso de documento falso.
 
 
3. Quais Dados coletamos?
 
Nós recebemos, além daquelas informações que você fornece em seu cadastro, as que você insere, recebe ou compartilha com outros Membros quando utiliza nosso aplicativo, tais como: perfil de mídia social, preferências pessoais ou profissionais, informações com características adicionais, troca de mensagens, fotos, vídeos etc. 
 
A seguir vamos detalhar um pouco mais para ficar bem claro: 
 
Informações de Cadastro: quando você se cadastra no aplicativo, são estas as informações iniciais que coletamos: 
  • número do telefone celular;
  • nome completo;
  • endereço de e-mail;
  • número do CPF;
  • gênero;
  • faculdade que cursou ou está cursando;
  • turma que se formou (opcional);
  • ano de formado;
  • profissão (médico ou estudante);
  • CRM e UF;
  • especialidade;
  • acesso aos seus contatos;
 
Além desses Dados, também coletamos:
  • uma foto de um documento de identificação (RG, CRM, CNH, carteira da faculdade);
  • uma foto sua de perfil; e 
  • uma foto sua segurando seu documento de identificação.
 
Caso você queira editar a foto do cadastro utilizando uma foto dos seus arquivos pessoais, você precisa autorizar que o aplicativo tenha acesso às suas fotos. 
 
Se você for estudante: 
  • data de início da faculdade; 
  • data de nascimento; 
  • foto da sua carteira de estudante; 
Informações sobre Dispositivos (Dados Técnicos): para nós é essencial saber a partir de qual dispositivo você acessa o nosso aplicativo. A cada desenvolvimento ou aprimoramento de uma funcionalidade, nosso time de desenvolvedores precisa saber quais dispositivos irão rodar nosso aplicativo para garantir uma versão compatível.
Por isso coletamos informações sobre o dispositivo móvel (hardware), sistema operacional, versões de softwares, geolocalização e endereço IP. 
 
Informações de Navegabilidade: suas preferências no uso do aplicativo, histórico de páginas/grupos acessadas, tempo de uso e frequência de acesso ao aplicativo, termos pesquisados, páginas visitadas, acesso à câmera e vídeos.
 
E ainda coletamos informações opcionais, ou seja, você escolhe se deseja nos fornecer ou não. São elas: 
 
  • local de residência médica; 
  • local de subespecialização;
  • área de atuação; 
  • quem é você como médico?; 
  • quem é você sem o jaleco (informações adicionais sobre hobbies, esportes,  curiosidades etc.); 
  • Tipo de local(is) de trabalho; 
  • Para médicos que trabalham em consultório: telefone do Consultório, endereço completo com CEP (Inserção de endereço automática – sem número –  mediante informação do CEP) e planos/seguros de saúde que atende. 
4. Porque coletamos e tratamos esses Dados
 
Utilizamos os Dados coletados para:
 
  • conhecer melhor nossos Membros;
  • criarmos um espaço cada vez mais interativo, oferecendo conteúdo de seu interesse e com boas experiências; 
  • nos ajudar a desenvolver e/ou aprimorar as funcionalidades do aplicativo; 
  • permitir o direcionamento da oferta de serviços e publicidade de terceiros; 
  • possibilitar interações específicas conforme afinidade/proximidade de dados;
  • elaborar pesquisas demográficas;  
  • propiciar a confirmação de dados dos titulares e segurança dos acessos.
Veja aqui, de forma detalhada, os Dados e o porquê coletamos: 
 
Dados de Cadastro: 
 
  • Informações de cadastro: para identificar e cadastrar os Membros;
  • Número de CRM: para conferir sua identificação os dados de CRM inseridos por você junto ao cadastro público de dados disponibilizados pelo Conselho Federal de Medicina (https://portal.cfm.org.br/busca-medicos/), desta forma utilizaremos seu nome e cadastro conforme constam no site, assim garantimos a veracidade das informações apresentadas;
  • Sua senha: necessária para validação de seu acesso; 
  • Acesso aos seus contatos: para permitir, se o caso, sugestões de conexões à pessoas próximas, sugestões de networking, grupos de interesse e atividades;
  • Gênero: Para filtrar e indicar que o Membro possa participar de grupos exclusivos se assim desejar (ex.: grupo de mães médicas, grupo de pais médicos etc.);
  • Demais dados pessoais: para entrar em contato com você (por e-mail, mensagens de texto e/ou telefone – chamada telefônica ou contato via aplicativo de comunicação) e para contato de validação do Membro, enviar e receber senha e para eventual controle de segurança das atividades do aplicativo (ex.: combater hackers, violação de dados etc.); 
  • Reconhecimento de foto: utilizamos sua foto para comparar com seu documento (esse reconhecimento poderá ser feito de forma automatizada ou manual), esta é uma forma que encontramos para garantir a veracidade das informações inseridas por você;
  • Data de início da faculdade: para confirmar sua condição de estudante;
  • Data de nascimento: para confirmar a sua maioridade (tópico 2); 
  • Foto da sua carteira de estudante: para confirmar a veracidade de sua condição de estudante e, neste caso, poderemos inclusive fazer consultas em eventuais bancos de dados disponibilizados por sua Instituição de Ensino, Atléticas, Comissões, Centros Acadêmicos, Diretórios Acadêmicos, dentre outros;  
 
Dados Opcionais:
 
  • Local onde se formou, área de atuação, especialidade, subespecialidade, local de residência médica: para sugerir contatos a partir da similaridade de dados (por ex.: membros que estudaram na mesma instituição que você), sugerir e permitir networking e elaboração de pesquisas e segmentação demográfica; 
  • Dados de seu consultório: permitir networking com possibilidade de indicações/encaminhamento de pacientes e contatos entre Membros; 
 
 
Dados sobre Dispositivos (Dados Técnicos):
 
  • São dados de natureza técnica ou estatística vinculados à sua utilização do aplicativo. Esses dados serão coletados para cumprimento de obrigação legal de retenção de logs de acessos, e ainda para nos ajudar a entender seus padrões de uso em nosso aplicativo. 
Dados sobre seu uso:
 
  • Para traçarmos o seu perfil de Membro podemos coletar os conteúdos que você visualiza, ações que realiza, frequência e duração de suas atividades, quais conteúdos você compartilha se envolve e mais participa, e ainda informações de saúde (por exemplo, pesquisa se teve ou já teve algum sintoma ou determinado diagnóstico) ou ainda de sua atuação clínica. Podemos usar essas informações, por exemplo, para recomendar ou direcionar anúncios de seu interesse.
  • Essas informações farão parte do nosso banco de dados, que além de nos ajudar a melhorar, promover e compartilhar conteúdos, também poderá nos ajudar a elaborar pesquisas, construir estatísticas ou relatórios sobre nossos Membros (falaremos disso, de forma detalhada no item 7 adiante)
Dados sobre Redes e Conexões: 
  • Para nós é muito importante entender as informações sobre a utilização dos Membros sobre pessoas, preferências, grupos de conexão (por exemplo: pessoas que você interage), histórico de contatos com os demais Membros, conteúdos compartilhados, enquetes respondidas ou ainda o que dizem ou compartilham sobre você, na qualidade de Membro.
  • Nós também utilizamos essas informações para ações e conexões de nosso interesse, tais como elaborar e fornecer análises, relatórios, dados de pesquisas acadêmicas, estudos científicos e sociais, além de serviços comerciais, direcionamento de anunciantes e anúncios específicos.
  • Os dados ainda poderão ser utilizados para combater condutas inapropriadas e até criminosas (ex.: conteúdos racistas, homofóbicos, dentre outros) ou investigar atividades suspeitas que violem ou possam violar nossos Termos de Uso, e ainda prevenir e/ou combater ataques de hackers.
 
Mas fique tranquilo(a)! Nós não comercializaremos ou compartilharemos, sob nenhuma forma, seus Dados Pessoais, ou seja, aqueles que possam te identificar individualmente!  
 
5. Quando excluímos os Dados
 
Nós estruturamos o aplicativo e as nossas operações para que os seus Dados não sejam mantidos de maneira identificada por mais tempo do que o necessário. Ou seja, nós mantemos os Dados somente durante o período em que eles são necessários para as finalidades descritas acima, se formos obrigados por lei, ou se tivermos alguma outra razão para mantê-los. 
 
As informações que coletamos referentes ao endereço de IP dos Membros da página e aos registros de acesso dos Membros cadastrados são armazenados por, pelo menos 6 meses, conforme determinação do Marco Civil da Internet.
 
 
6. Quais os seus direitos com relação aos seus Dados?
 
Conforme determina a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), os Dados Pessoais são seus, e por esta razão você terá direito de nos solicitar, dentre outros: o acesso e a confirmação de que realizamos o tratamento dos seus Dados, com quem compartilhamos, a correção dos dados que estejam incompletos, inexatos ou desatualizados, a anonimização, bloqueio – eliminação, possibilidade de revogar seu consentimento e a portabilidade de dados de Dados;
 
Vale lembrar que, quando houver pedido de eliminação de Dados Gerais ou revogação de consentimento, nós poderemos destruir ou conservá-los, desde que anonimizado, conforme nosso interesse ou cumprimento de alguma obrigação legal,  inclusive mantendo os Dados que você inseriu em nossa plataforma, pelo período que entendermos necessário, por exemplo:  se você excluir sua conta, nós podemos manter os comentários e conteúdos que você compartilhou (sem que estejam relacionados à você) inclusive com outras pessoas (caso elas não tenham apagado), entendeu?  
 
Caso queira colocar em prática alguns destes direitos basta enviar e-mail para nosso Encarregado de segurança e proteção de dados, através do e-mail dpo@wedoc.com.br, nós tomaremos todas as providências possíveis para atendê-lo e neste caso, poderemos solicitar algumas informações complementares para garantir a comprovação de sua identidade e segurança das informações.
 
 
7. Quem mais terá acesso aos Dados e por quê?
 
Para que possamos criar uma plataforma cada vez mais dinâmica e um ambiente com diversas experiências, podemos compartilhar alguns de seus Dados com outras pessoas/empresas (terceiros e operadores) – sempre preservando sua privacidade, ou seja, sempre utilizaremos seus dados sem identificar você,  conforme abaixo: 
 
Parceiros de Negócios e Acadêmicos:  Podemos fornecer levantamento de base de dados de Membros para pesquisas em geral (qualitativas, quantitativas, exploratórias, explicativas, de campo, perfil comportamental de determinada classe profissional dentre outras); para viabilização de negócios, produtos, marketplaces, relatórios estatísticos agregados sobre determinados assuntos ou serviços específicos; 
 
Anunciantes: podemos fornecer relatórios de dados de perfis de Membros com determinados interesses, perfil comportamental, dados demográficos e demais informações de interesses dos anunciantes; 
 
Operadores, Prestadores de serviços e colaboradores: precisamos utilizar seus dados para armazenamento (back up), aprimorar e corrigir a Plataforma, atender aos nossos interesses, como por exemplo: mecanismos de envio de pesquisa e publicidade, contatos e comunicados importantes, informativos, notificações em geral (segurança, produtos, negócios, marcas);
Para cumprimento legal: se formos notificados ou intimados para fornecer informações para exercícios de nossos direitos ou cumprimento de obrigação legal com  Autoridades responsáveis (judiciais, regulatórias ou administrativas).
 
Incorporação, venda, transferência (parcial ou total) de negócio/operação: nestas hipóteses, nós nos reservamos ao direito de divulgar seus Dados Pessoais a terceiros diretamente envolvidos na negociação, antes ou depois da venda. Em qualquer hipótese, vamos exigir de quem tenha acesso a esses Dados que respeite, na íntegra, os termos e condições contidos nesta Política de Privacidade – garantindo que seus Dados, notadamente os seus Dados Pessoais, estejam sempre seguros.
 
É importante que você saiba que, eventualmente, alguns desses terceiros podem estar localizados fora do Brasil. Mas fique tranquilo(a), caso seus Dados sejam transferidos para outro país, nós adotaremos as medidas exigidas por lei para assegurar que eles continuem protegidos.
 
 
8. Como armazenamos e protegemos os seus Dados?
 
Nós armazenamos todos os dados de forma segura e criptografada (ou seja, um tipo de mecanismo de segurança onde os dados ficam escritos através de códigos que não podem ser identificados por qualquer pessoa) em um data center terceirizado, chamado Amazon Web Services (AWS), localizados nos Estados Unidos, Virgínia.
 
Nós adotamos as melhores práticas técnicas e administrativas para proteger os Dados contra acessos não autorizados, destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito. Tais ações estão descritas em nossa Política Interna de Gestão de Dados, e nosso time se baseará nesses procedimentos para agir em caso de incidentes. 
 
Sabemos que, apesar de todas as diretrizes de segurança aplicadas, algumas circunstâncias fogem ao nosso controle. E é por isso que, além de fazer a nossa parte adotando boas práticas de segurança ao tratar e armazenar os Dados, nós também nos preocupamos em conscientizar nossos Membros para que todo o conteúdo disponível no app esteja seguro contra terceiros: lembra que falamos nos Termos de Uso sobre a importância de proteger sua senha?
 
9. Alterações nesta Política
 
Diante de novas melhorias, poderemos alterar/atualizar esta Política a nosso critério e a qualquer tempo. Sempre que houver mudanças importantes que possam alterar a finalidade do tratamento dos Dados, nós nos comprometemos em te avisar, através dos nossos meios de comunicação disponíveis, para que você, se desejar, possa nos dar um novo consentimento. 
 
Assim, recomendamos que você sempre visite esta Política e mantenha seus dados atualizados através do cadastro, para que possa ter conhecimento das atualizações feitas.
 
 
10. Como fazer uma reclamação?
 
Sempre que acreditar que seus Dados Pessoais foram ou possam estar sendo utilizados de forma diferente ou excedida ao disposto nesta Política de Privacidade, ou ainda tiver dúvidas sua utilização, você pode fazer uma reclamação através do e-mail dpo@wedoc.com.br.

Chegamos ao final!! Você aceita nos dar seu consentimento? 

Como dissemos lá no início, nós somente coletamos os seus Dados mediante sua autorização!